Tecnologia

Barroso liga ‘movimento perigoso de extrema direita’ a Elon Musk em entrevista a jornal britânico

Os jovens brasileiros, especialmente aqueles entre 16 e 24 anos, estão enfrentando sérios problemas de saúde mental, como baixa autoestima e ansiedade. Esses problemas resultam em isolamento social e conflitos familiares. O Panorama da Saúde Mental, uma ferramenta de monitoramento criada pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel, revelou esses dados preocupantes. O estudo, divulgado em 4 de agosto de 2023, foi realizado por meio de questionários online, com 44% dos respondentes provenientes da região Sudeste do Brasil.

Metodologia do Estudo
O estudo utilizou o índice Cactus-Atlas de Saúde Mental (iCASM) para avaliar a saúde mental dos participantes. Os 2248 respondentes, dos quais cerca de 400 eram jovens, responderam perguntas sobre confiança, vitalidade e foco. O grupo de jovens obteve uma pontuação média de 534 no iCASM, abaixo da média nacional de 635, indicando uma saúde mental mais frágil.

Impacto na Vida dos Jovens
Os dados mostram que a má saúde mental tem afetado diretamente a vida dos jovens. A maioria relatou sentir-se feia ou pouco atraente, pouco inteligente e evitou sair com amigos. Esses sentimentos de baixa autoestima estão associados a uma falta de interesse e prazer nas atividades diárias, além de cansaço e falta de energia. Muitos também relataram conflitos familiares frequentes.

Uso de Psicoterapia e Medicamentos
Os jovens entrevistados recorrem mais à psicoterapia do que outros grupos etários, mas utilizam menos medicamentos de uso contínuo. A pesquisa não avaliou se uma maior parcela desses jovens necessitaria de intervenção medicamentosa, mas destacou a importância de mais estudos para entender melhor essas necessidades.

Sensação de Insuficiência
Rafaella Rosado, de 24 anos, compartilhou sua experiência pessoal com problemas de saúde mental, que começaram aos 14 anos. Ela destacou como a pressão social e as comparações constantes, exacerbadas pelas redes sociais, contribuíram para sua sensação de insuficiência. Rafaella exemplificou como essa pressão é comum entre seus pares, que sentem a necessidade de construir uma carreira imediatamente para não comprometer o futuro.

Possíveis Causas da Má Saúde Mental
Embora o estudo não tenha focado nas causas específicas da má saúde mental dos jovens, o psiquiatra Guilherme V. Polanczyk sugere que fatores sociais e culturais, como o ambiente digital e a polarização social, podem estar contribuindo para o aumento das taxas de depressão e solidão entre os jovens. Na América Latina, quase 16 milhões de jovens entre 10 e 19 anos têm algum transtorno mental, segundo estimativas do Unicef.

A Importância de Mais Estudos
Luciana Barrancos, gerente executiva do Instituto Cactus, enfatiza a necessidade de mais estudos para entender melhor as mudanças no comportamento dos jovens e como essas mudanças são impactadas pela saúde mental. Ela acredita que esses estudos são essenciais para criar soluções que atendam às necessidades específicas desse grupo.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Tecnologia