Noticias

Como falar de empreendedorismo com as crianças e importância desse tema nas escolas

Haroldo Dalazoana Afonso Durães
Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Falar sobre empreendedorismo pode ser uma grande questão para muitas pessoas. Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, isso se deve ao fato que muitas pessoas ainda não conhecem sobre os princípios do empreendedorismo e, por isso, não sabem como tratar sobre o tema com suas crianças e adolescentes. 

 

Nesse sentido, para que as atividades empreendedoras sejam ainda mais acessíveis para as pessoas de todas as classes da sociedade, e não fiquem restritas a um único grupo, é preciso incentivar e ensinar sobre o empreendedorismo infantil dentro das escolas e das residências dos estudantes brasileiros. 

 

Continue lendo esse artigo para entender melhor sobre o empreendedorismo para crianças!

 

Sobre o empreendedorismo infantil

 

Ao entrar nas redes sociais, é muito comum deparar-se com conteúdos que tratam sobre o empreendedorismo e sua importância para as pessoas que desejam trilhar novos caminhos em sua vida profissional e financeira. Além de ser um conteúdo focado nos adultos, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita que cada vez mais tem crescido as discussões sobre o empreendedorismo infantil.

 

Para quem ainda não conhece, o empreendedorismo infantil é uma disciplina que tem como foco tratar de temas sobre o mundo empreendedor e o mercado financeiro com as crianças desde a educação infantil. Dessa maneira, é possível ensinar sobre as possibilidades que o mercado pode oferecer através do empreendedorismo. 

 

Como estimular o empreendedorismo entre as crianças

 

Se você é um empresário ou é responsável por uma criança e deseja estimular o senso empreendedor durante a infância, existem alguns caminhos interessantes. Segundo o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, uma das melhores maneiras de ensinar sobre empreendedorismo é tratar sobre o tema através de dinâmicas e atividades lúdicas em que a criança tenha a oportunidade de lidar com o dinheiro.

 

Educação empreendedora e a BNCC

 

Se você está se perguntando sobre os motivos do Governo Brasileiro ainda não ter implementado uma educação empreendedora no país, é preciso saber que esse plano já existe. De acordo com Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a educação empreendedora já foi implementada na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) desde 2020, mas ainda há um longo caminho para que ela seja aplicada de maneira efetiva nas escolas do país.

 

Caminhos alternativos

 

Como mencionado anteriormente, proporcionar atividades em que as crianças possam administrar seu próprio dinheiro é muito interessante para criar um pensamento empreendedor. Considerando que essa é uma disciplina que ainda não é aplicada em sua totalidade nas escolas, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães acredita ser interessante recorrer a caminhos alternativos. 

 

Uma das melhores opções é promover uma feira de garagem ou até mesmo a venda de doces, sucos e outros alimentos em seu próprio bairro. Dessa forma, é possível ensinar a criança sobre o desapego de certos brinquedos, sobre o trabalho de produzir os mais diversos produtos e sobre algumas habilidades que são extremamente importantes para realizar vendas.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Noticias