Atualmente, muitas pessoas realizam aplicações financeiras a fim de fazer o próprio dinheiro render. Diante disso, a célebre Cláudia Angélica Martinez entende que é interessante que essas pessoas conheçam os diferentes tipos de CDB, a fim de investirem no tipo de título mais pertinente para seus objetivos financeiros. Pensando em aplicar seu dinheiro? Prossiga com a leitura e conheça os diferentes tipos do CDB.
O que é CDB?
De acordo com a economista brasileira Cláudia Angélica Martinez, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) são títulos emitidos por instituições financeiras que permitem que pessoas físicas realizem aplicações de recursos financeiros a partir de uma conta bancária aberta na instituição que emitiu determinado título.
Desse modo, a aplicação nesse tipo de título compreende um investimento de renda fixa, que possui a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Assim, esse investimento funciona como um empréstimo que um indivíduo realiza à instituição credora, que devolve o dinheiro emprestado acrescido de taxas de juros (rendimentos).
Quais são os tipos de CDB?
Ainda, como comenta a mulher de negócios Cláudia Martinez, existem quatro principais tipos de investimento no CDB, são eles: pós-fixado, híbrido, prefixado, e com liquidez diária. Cada um desses modelos apresentam características que podem ser favoráveis para uma determinada vida financeira, sendo necessário analisá-los antes de investir.
Logo, o CDB pós-fixado possui uma porcentagem de lucro variável, que está diretamente atrelado a algum indicador financeiro, sendo o CDI o indicador mais comum. Já o prefixado é aquele que trabalha com uma taxa percentual fixa, fazendo com que o dinheiro aplicado tenha a mesma porcentagem de rendimento até seu vencimento.
No entanto, o CDB híbrido é o tipo do título que possui seu rendimento mesclado, ou seja, que possui uma porcentagem variável adicionada de uma porcentagem fixa. Enquanto o CDB com liquidez diária é aquele que permite o resgate do investimento feito a qualquer momento, de acordo com a carência estabelecida no contrato, sendo ele, como aponta a empresária Cláudia Angélica Martinez, o mais vantajoso dos quatro.
Quais são as vantagens de investir no CDB com liquidez diária?
Por fim, como mencionado anteriormente, investir no CDB com liquidez diária é uma aplicação mais vantajosa, visto que esse modelo apresenta uma renda fixa, possibilitando um rendimento e resgate diário sem descontos, o que permite que o investidor tenha mais segurança em sua aplicação, não tendo seu dinheiro totalmente comprometido.
Quer fazer o dinheiro render de forma segura? Invista em um dos tipos de CDB mencionados neste artigo.