Com o avanço das tecnologias, a chegada dos carros com sistemas elétricos começou a dominar o mercado automotivo. Entretanto, para Giovani Dadalt Crespani, sócio e fundador do Grupo CPN, há quem prefira a direção hidráulica. Apesar de ser um sistema considerado ultrapassado, esse tipo de direção tem lá as suas vantagens. Quer saber quais são? Continue lendo.
Mas afinal, o que é a direção hidráulica?
Todos os carros precisam de um sistema que corrobore com a direção do motorista. Por esse motivo, as opções sempre serão a hidráulica e a elétrica. Há modelos de carros que podem ter as duas formas, nos conta Giovani Crespani. De modo simples, o sistema hidráulico é composto por uma bomba junto ao motor, que usa um fluido para resultar na direção do carro.
O que compõe a direção hidráulica?
Segundo o Grupo CPN, expert em automóveis, há uma série de equipamentos que compõem a direção hidráulica. Para quem é leigo, ou procura conhecer de forma mais precisa como um carro funciona, é interessante saber quais são eles:
- Bomba de pistão: uma das principais peças do sistema, a bomba hidráulica é a responsável por produzir a pressão que levará o olho ao pistão.
- Pinhão: nome engraçado, não? O pinhão é o que auxilia no direcionamento das rodas.
- Válvula de rotação: é este equipamento responsável por fazer a passagem do óleo através da inclinação do volante.
- Pistão hidráulico: por último, mas não menos importante, o pistão hidráulico é responsável por fazer a cremalheira, função que auxilia a movimentação das rodas e facilita o conforto do motorista.
Quais são as vantagens de um carro com direção hidráulica?
Agora que você já sabe o que é, e o que comporta um sistema de direção hidráulico, é interessante conhecer também quais são as vantagens que esse modo oferece para quem o escolhe. Para Giovani Dadalt Crespani, uma das maiores vantagens da direção hidráulica é o custo benefício que ela oferece. Isso porque, por ser um sistema mais popular, é mais fácil encontrar profissionais que atendam a essa área. Ou seja, caso seu carro precise de uma manutenção, a mão de obra ficará muito mais em conta.
Além disso, as peças do sistema hidráulico também são mais fáceis de se encontrar, o que facilita o custo. Outro ponto é a facilidade de direção, caso o motorista não tenha força física, o sistema hidráulico torna a condução do automóvel mais fácil e mais leve. Vale ressaltar que hoje, no Brasil, a grande maioria de carros comercializados contam com esse tipo de direção, reitera Giovani Dadalt Crespani.
Direção hidráulica x Direção elétrica
Quando falamos sobre tipos de direção, uma das principais dúvidas que surgem são a respeito das diferenças entre uma e outra. Há quem tome um partido sem ao menos conhecer quais são, apenas por ouvir falar que determinada opção é a melhor. Para te ajudar com argumentos, veja quais são as principais diferenças entre a direção hidráulica e a direção elétrica.
A maior de todas é que a hidráulica faz o uso de óleos para o seu funcionamento, diz Giovani Crespani. Já o elétrico, depende somente do motor que como o nome já diz, funciona de forma elétrica, que recebe sinais do volante para realizar os movimentos desejados. Além disso, outra diferença é o valor entre os dois. O sistema eletrônico costuma ser bem mais caro que o hidráulico.