Noticias

Você sabe qual o próximo país que mais exportará algodão no mundo?

Valdir Agostinho Piran
Valdir Agostinho Piran

Para o investidor e presidente do Grupo Piran, Valdir Agostinho Piran, dentre todos os produtos mais procurados a nível mundial, o algodão faz parte dos principais. Isso posto pois, o seu uso está voltado, não somente para a fibra têxtil — na fabricação de roupas e tecidos —, como também se relaciona com o alimento animal, e o ramo de óleos.

 

Por causa disso, durante anos, os agricultores produzem, colhem e exportam esse material tão útil. Mas a nova informação é que, recentemente, a produção de algodão no Brasil foi tão grande, que muitos estão aguardando a nova safra para os próximos anos com alcance global em nosso país. Mas você sabe o motivo desses apontamentos serem tão benéficos — ou maléficos? Para descobrir, basta ler esse artigo até o fim!

 

Sobre o algodão

 

Conforme pontua o investidor Valdir Agostinho Piran, sabemos que o algodão é uma fibra de cor branca, que cresce em torno de algumas espécies de semente, e que é através dele que a confecção de roupas, tecidos, alimentos animais, e diversos tipos de óleo podem ser feitos em todo o mundo — e a consequência disso é a alta taxa de oferta e demanda.

 

Porém, o que muitos não devem saber é que o índice de produção gira em torno de quase 40 milhões de hectares são utilizados para o seu plantio, e por isso, o seu consumo continua sendo o mais alto dentre todos os outros a nível mundial, e consequentemente, a sua exportação é bastante notável, e muitas vezes, vantajosa.

 

Exportação do produto 

 

Isso posto pois, como já mencionado, o Brasil, nos últimos anos, se tornou o país que mais produziu essa fibra, chegando a exportar 2,1 milhões de toneladas apenas no ano de 2021, ou seja, uma quantidade inimaginável, você não acha? Mas conforme comenta Valdir Agostinho Piran, ainda que seja um número bom, houveram algumas críticas a respeito da exportação do produto aqui no nosso país.

 

Vantagens e desvantagens do processo de exportação

 

A primeira delas está ligada às vantagens. Resumidamente, a exportação da fibra contribui com a movimentação do capital, e garante maior estabilidade no setor do agronegócio para o país. Ou seja, para aqueles que produzem, a safra garante um maior lucro financeiro. Em contrapartida, conforme o produto é mais vendido, o preço dos que sobram se elevam, e isso prejudica, principalmente, os consumidores brasileiros.

 

De qualquer maneira, conforme comenta o investidor Valdir Agostinho Piran, ainda que o país seja o próximo maior exportador de algodão do mundo, vale a pena colocar na balança todos os fatores que contribuem para o comércio internacional, porém, dando o foco necessário para o comércio nacional, a fim de garantir a quantidade necessária e o preço mais justo para os cidadãos do país.

What is your reaction?

Excited
0
Happy
0
In Love
0
Not Sure
0
Silly
0

You may also like

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

More in:Noticias