Você sabia que a literatura brasileira é uma das mais ricas que existem? Recheada de reviravoltas, mocinhas e vilões, possui invejáveis clássicos! Marcelo Madureira Montroni, entusiasta dos livros, acredita que os livros brasileiros são uma boa pedida para quem deseja começar a exercitar o hábito da leitura. Neste artigo, você conhecerá alguns dos clássicos que não podem sair da sua biblioteca particular. Ficou curioso? Então, vamos à leitura!
Infelizmente, no Brasil, a leitura ainda não é um hábito muito comum. Porém, Marcelo Madureira Montroni nos garante que a literatura é um dos pilares fundamentais para entendermos nosso passado e termos ciência dos contextos que nos trouxeram até os dias de hoje. Por esse motivo, a literatura brasileira é um dos conteúdos mais cobrados em provas de vestibular, pois além de nos fazer refletir sobre uma sociedade passada, nos faz entender os dias atuais.
- Auto da Compadecida – Ariano Suassuna
Escrita no ano de 1995, a obra fala, sobretudo, sobre a dura realidade no interior do nordeste e os artifícios criativos que João Grilo e Chicó arranjam para sobreviverem em meio a tanta pobreza. Retratada com muito humor, Marcelo Madureira Montroni acredita que a obra de Suassuna é uma das mais importantes de toda a literatura brasileira. Tão importante que não se contentou com os livros, e também se tornou um grande sucesso do cinema nacional.
- Capitães da Areia – Jorge Amado
Muito lido nas salas de aula e muito cobrado nos vestibulares, Capitães da Areia nos mostra uma história que se passa em Salvador, a capital baiana. A narrativa tem como protagonista um grupo de crianças abandonadas que se autodenominam Capitães da Areia. Marcelo Madureira Montroni considera essa obra um ótimo livro para refletirmos sobre a fome, o desamparo, e como esses fatores contribuem para o aumento da violência.
- Morte e Vida Severina – João Cabral de Melo Neto
Marcelo Madureira Montroni explica que o livro é um longo poema escrito por João Cabral de Melo Neto entre 1944 e 1945. A obra narra o percurso do retirante Severino, que precisa deixar o sertão rumo ao litoral para vencer a fome e, em última instância, vencer a morte. O caminho percorrido durante o poema é do interior miserável rumo a Recife. Os versos também mostram a realidade cotidiana vivida na capital em busca de novas oportunidades.
- Felicidade Clandestina – Clarice Lispector
Para Marcelo Madureira Montroni, Clarice Lispector é um dos grandes nomes da literatura brasileira. Felicidade Clandestina foi publicado no ano de 1971 e trata-se de um livro que reúne 25 pequenas histórias que se passam em Recife e no Rio de Janeiro entre as décadas de 50 e 60. As narrativas presentes na obra são autobiográficas e abordam temas delicados como, por exemplo, a solidão, a nostalgia e as muitas crises existenciais vividas pela autora.
- O Quinze – Rachel de Queiroz
A história narrada em O Quinze se passa na cidade de Fortaleza, e carrega características neorrealistas. Além disso, a narrativa tem como pano de fundo a seca história vivida pelo estado no ano de 1915. A professora Conceição, protagonista da história, assiste de perto a tragédia da seca que assola a sua cidade. O relato mistura um drama individual com o drama coletivo. Para Marcelo Madureira Montroni, o livro faz jus ao sucesso que atingiu na época de seu lançamento.
Depois dessa lista, Marcelo Madureira Montroni acredita que você já tem um bom repertório para iniciar suas leituras. A literatura brasileira é apaixonante, você não vai se arrepender de dar uma chance a ela.